Imagem: Neoenergia
A diretora vice-presidente de Regulação, Institucional e Sustentabilidade da Neoenergia e vice-presidente do Conselho do Pacto Global da ONU, Solange Ribeiro, participou da 27ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 27), que está acontecendo em Sharm El Sheikh, no Egito.
A executiva reforçou a necessidade de aumento da ambição climática entre os países e as empresas. Para Solange, destacando que a transição energética com energias renováveis é uma solução para a crise climática e o setor privado está pronto para investir e acelerar a descarbonização.
Ela destaca o papel importante das empresas neste processo, colocando a energia como parte fundamental para permitir que outros setores alcancem as metas climáticas, bem como a necessidade de acelerar a transição energética, isso com auxílio das soluções renováveis.
Para ela, é necessário que a alta liderança entenda que os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU não são apenas uma prioridade, e sim valores inseridos nos fóruns mais estratégicos das companhias e nas tomadas de decisão. A executiva afirma que é preciso, além disso, criar políticas energéticas seguras, incentivar inovação e novas tecnologias como o hidrogênio verde e promover parcerias multissetoriais.
Solange explica: “Os investidores já compreenderam que apostar em empresas que adotam a sustentabilidade em sua estratégia representa menor risco aos negócios. Este movimento do mercado de capital está alinhado à estratégia ESG da Neoenergia e percebemos como grande oportunidade para acelerar nossos investimentos no crescimento de nosso parque renovável, modernização e digitalização da rede e ampliação das linhas de transmissão, necessárias para a descarbonização e eletrificação da economia brasileira".
Comentarios