top of page
Buscar
Gabriel Fabro / edição redação Jornal Fotovoltaico

O maior parque solar do mundo

Atualizado: 28 de mar. de 2022


Imagem: Euronews


O Parque Solar Mohammed bin Rashid Al Maktoum, localizado a 50km de Dubai, é um dos maiores projetos da DEWA, que é considerado o maior parque solar mono-local do mundo usando o modelo Independent Power Producer (IPP), com a expectativa de, em até 2030, ter a capacidade de 5.000 MW, e investimentos de até 50 bilhões de DEA.


Atualmente a capacidade de produção é de 900 MW, alimentando 320 mil residências. Em 2019, a empresa bateu um recorde, ao receber a oferta mais baixa de 1,6953 centavos de dólar por quilowatt-hora (kWh) para esses 900 MW.


No projeto, recentes tecnologias solares fotovoltaicas bifaciais com Rastreamento de Eixo Único para aumentar a eficiência estão presentes.


A capacidade total dos projetos do local chegou a 1.530 MW usando painéis solares fotovoltaicos. Sendo que, os projetos em construção da DEWA nesse lugar, têm uma capacidade de 1.333MW usando painéis solares fotovoltaicos e CSP.


Ela possui a maior capacidade de armazenamento de energia do mundo de 15 horas, permitindo a disponibilidade de energia 24 horas por dia. Ao final do projeto, a economia de carbono será de 6,5 milhões de toneladas ao ano.


Em Dubai, também há a maior fazenda de energia solar do mundo, a Noor Abu Dhabi está localizada na cidade de Sweihan, e tem capacidade de gerar 1,17 GW de energia, com 3,2 milhões de painéis solares, instalados em uma área de 8km2, alimentando 90 mil pessoas.


O objetivo é reduzir em 1 milhão de toneladas de CO2, o equivalente a retirar 200 mil carros de circulação. A intenção é que o lugar passe a suprir 50% da capacidade de energia do país, até 2050, consumindo 70% a menos de carbono.

コメント


bottom of page